Wilson de Avellar é - nesta exposição-livro - o curador. Desenhista e performer. Já realizou diversas curadorias no Brasil. Participou de diversas exposições (individuais e coletivas) no Brasil e no exterior: MIP - Manifestação Internacional de Performance (2003 e 2015), Mostra Outra Presença (MAP-2014), O que se desenha (MAP-2015). Em 2009 e 2010 foi contemplado com o prêmio do Programa Rede da Fundação Nacional de Arte/Funarte do Ministério da Cultura/Minc. Coordenador da Área de Artes Visuais da Escola Livre de Artes ARENA (ELA). Realiza pesquisas estéticas em leitura, escrita e tradução intersemiótica. Expande o olhar, escreve e cria objetos artísticos e culturais a partir das seguintes questões: artes visuais, desenho, intervenções urbanas, performance, corpo,  livro de artista. Aqui também, neste lugar, nos oferece para apreciação duas de suas criações:

 

Na  primeira, uma performance/intervenção urbana, o artista, movimentando o corpo em diversos planos em relação a rua, desloca um barquinho feito de papel de presente puxado por um fio de linha. O percurso da ação aconteceu entre a Avenida Prudente de Morais e as Ruas São Paulo e Rua Padre Belchior. No trajeto da ação flui o Córrego do Leitão, importante curso d’água da cidade de Belo Horizonte, canalizado entre os anos de 1925 e a década de 70. (2010)  

 

A segunda criação, sob o título “Razão de Dois”, o performer toma assento em um objeto, uma cadeira semelhante a uma namoradeira, com um compartimento, ao modo de uma urna de votação. Nas praças, a cadeira é um convite aos passantes para sentarem-se ao lado do artista e contarem a ele uma história, um sonho, uma ideia. Aquilo que é dito pelos transeuntes é transcrito pelas duas partes, pela audiência (se desejar) e pelo performer e depositado na urna. Ao final da ação a urna é lacrada. (1998)

Contatos:

makpo casa do desenho leitura escritura tradução
Rua Bernardo Mascarenhas - Bairro Cidade Jardim - Belo Horizonte/MG – Brasil
www.instagram.com/wilsondeavellar/?hl=pt-br
www.facebook.com/wilsondeavellar
www.youtube.com/feed/my_videos