Esmeralina Costa (Vó Biza) mostra uma série de das muitas das suas criações: pintura sobre tela e desenhos sobre papel. A paisagem urbana e rural fazem parte do seu imaginário: árvores, flores, pássaros, cobras, lugares ícones do centro de Belo Horizonte. Seu fazer é minucioso, na pintura e no desenho. Desde 2006, quando começou a estudar Artes Visuais na Escola Livre de Artes Arena da Cultura (ELA), a artista reuniu um vasto acervo de criações.

 

A artista nasceu na cidade de Oliveira em 1925. Em 1929 mudou-se para Belo Horizonte e morou inicialmente na região Noroeste. Desde os anos de 1950 o Edifício Maletta faz parte da sua vida. Uma construção que reúne 319 apartamentos, 642 salas, 72 lojas e 74 sobrelojas: uma cidade dentro de outra cidade. Em sua sala vê-se o carinho com que ela cultiva um jardim onde proliferam plantas variadas. A “minha pequena Amazônia” como ela diz. 

Está envolvida atualmente com a edição de seu livro. Intitulado “Um grão de areia no universo”, nele a artista conta suas peripécias e inscreve seus poemas. Leiamos:

 

Birosca

 

Birosca, doces lembranças

da minha infância distante

ao sabor da sombra acariciada

pela brisa leve do vento

 

Com as outras crianças

brincava, pulava maré, 

com seu vento marcava

os números da maré

 

Birosca no meu dia a dia

me calçava os tamancos

quando eu ia passear me

calçava os balangandãs

 

O tempo voou nas asas

da saudade, hoje estou aqui

bem juntinho de você feliz,

muito feliz! por estarmos

juntos festejando mais uma

primavera

 

29/07/2005

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
1/1